Se Você Quiser – André Luiz

Diz você que o mundo é um amontoado de males infinitos. Entretanto, se você quiser construir o bem na própria alma, respirará, desde agora, na faixa do mundo melhor que surgirá em si mesmo. Diz você que a casa onde reside é uma forja de sofrimento pela incompreensão dos familiares que lhe ignoram os ideais.…

Não Furtar – Emmanuel

Diz a Lei: “não furtarás”. Sim, não furtarás o dinheiro, nem a fazenda, nem a veste, nem a posse dos semelhantes. Contudo, existem outros bens que desaparecem, subtraídos pelo assalto da agressividade invisível que passa, impune, diante dos tribunais articulados na Terra. Há muitos amigos que restituem honestamente a moeda encontrada na rua, mas que…

Na Luz da Reencarnação – Emmanuel

Trazes hoje as vísceras doentes, compelindo-te aos aborrecimentos de incessante medicação. Elas, porém, se fizeram assim, à força de suportarem ontem os teus próprios abusos nos venenos da mesa. Trazes hoje o corpo mutilado, obrigando-te a movimentos de sacrifício. Tens, no entanto, o carro físico desse modo por lhe haveres gasto, ontem, esse ou aquele…

Em Torno do Futuro – Emmanuel

Não precisas procurar adivinhos para saber o que te espera, nem necessitas daqueles outros que te descubram o passado que já conheces pelas próprias tendências. A vida é o presente vivo e imperecível. Na tela das horas, somos o ontem que se foi e seremos o amanhã que virá. A semente plantada resume todas as…

Na Grande Transição – Emmanuel

Por muitas sejam as tuas dores, repara o mundo em que a Divina Bondade te situa a existência e deixa que a vida te renove a esperança. Tudo é serviço por toda parte. Apesar dos profetas do pessimismo, bulcões ameaçadores transformam-se, na hora da tempestade, em lagos volantes, acalentando a gleba sedenta; fontes de longo…

Em Plena Prova – Emmanuel

Aguardas a melhora que parece tardia… Suspiras em vão pelo amigo ideal… Anseias inutilmente pela concórdia doméstica… Clamas debalde pelo socorro em serviço… Todavia, mesmo nos transes mais duros, espera com paciência. Ontem devastamos Iares alheios. Hoje é preciso reconstruí-los. Ontem traçamos caminhos de lodo e sombra aos pés dos outros. Hoje é preciso purificá-los.…

Adeus Grupo – Hilário Silva

É sabido que o pessoal das trevas desenvolve grandes atividades no Plano Espiritual ligado ao Plano Físico, aí efetuando muitas reuniões. Num encontro desses, que nós mesmos presenciamos, um chefão das forças do desequilíbrio, buscava o pronunciamento de algumas dezenas de assessores e assalariados. O tema em exame era a destruição de um grupo de…

Parentes Complexos – Meimei

Parece questão simples mas não é: os parentes complexos. Discutimos, deblateramos no assunto. Entretanto, exceção feita aos portadores de moléstias congênitas, somente erradicáveis nos tratamentos da reencarnação, se encontramos um parente difícil, a verdade é que também seremos para ele um parente difícil, pelo menos, durante o período de tempo, em que se nos perdure…

Antes do Berço – André Luiz

Antes do berço, na Espiritualidade, examinando as suas próprias necessidades de aperfeiçoamento terá você pedido: a deficiência corpórea que induza à elevação de sentimentos; a enfermidade de longa duração, capaz de educar-lhe os impulsos; essa ou aquela lesão física que favoreça os exercícios de disciplina; determinada mutilação que lhe iniba o arrastamento à agressividade exagerada;…

O Problema da Liberdade – Emmanuel

Em verdade, o direito vem libertando os cidadãos da escura nódoa do cativeiro, no vasto círculo dos povos… Decretos e proclamações glorificam a liberdade… Entretanto, o Homem, privilegiado herdeiro da inteligência, no mundo, ainda continua escravo adentro de si mesmo… Pesados grilhões acorrentam-no à inferioridade e à sombra, convertendo-o em fantasma de dor e treva,…

Obra Pessoal – Emmanuel

Ninguém julgue que seus trabalhos individuais sejam elementos perdidos na vastidão imensurável da obra coletiva. Tudo está sendo analisado pelas Forças Superiores que dominam a vida. Se o homem pudesse apreender a extensão das energias que o cercam modificaria toda atitude que não evidenciasse a verdade, renovaria qualquer conceito que fugisse do bem. Há seres…

Distúrbios Emocionais – Emmanuel

Enquanto nos demoramos encarnados no plano terrestre, um tipo de impaciência existe, sutil, capaz de arrastar-nos aos piores distúrbios emotivos: a revolta contra nós mesmos. Acolhemos receios infundados, em torno de opiniões que formulem de nós, seja por deformidades físicas, frustrações orgânicas, conflitos psicológicos ou empeços sociais de que sejamos portadores, e adotamos o medo…

Espiritismo e Evangelho – Emmanuel

No desdobramento das atividades espiritistas, observamos os temperamentos combativos que, a pretexto de combaterem antigos dogmas, outra coisa não efetuam senão divulgar novas expressões dogmáticas de suas convicções apaixonadas. É indispensável que a mente dos estudiosos esteja em guarda sobre si mesma, neste momento difícil do mundo, em que o barco dos princípios não pode…

Cura do Mal – Emmanuel

Quando Jesus nos ensinou a perdoar, concedeu-nos o máximo de poder imunológico para frustrar o contágio do ódio e do desequilíbrio, em nosso relacionamento recíproco. Perdoa a quem te persegue ou calunia, no veículo do silêncio, e situarás o agressor, na cela íntima do arrependimento, na qual se lhe transformarão os sentimentos para a cura…

Na Ação de Pedir – Emmanuel

Em matéria de rogativa, lembremo-nos de que o Senhor adverte: — Buscai e achareis. E acrescenta em outra passagem: — Batei e abrir-se-vos-á. Naturalmente que o imperativo “buscai” não se refere ao menor esforço, em cujas malhas encontramos o próprio furto a fantasiar-se de inteligência. Notificava-nos o Cristo que para encontrar o que desejamos é…

Disciplina e Educação – Emmanuel

Evidentemente, não se justificam cilício e jejum sistemáticos, a serviço da alma, no entanto, é justo empenharmos atenção e esforço, na aquisição de hábitos dignos, conducentes à elevação. Considera que toda obra, por mais importante, principia no alicerce e iniciemos as grandes realizações do Espírito, através de pequenos lances de disciplina. Tanto quanto possível, aprende…

Paz e Luz – Meimei

“Dias difíceis, atravessamos na Terra”… – Ouves dizer. E revisas o que sabes. O noticiário relaciona o antagonismo crescente entre os povos. Desentendimentos dominam as classes sociais, reclamando tato e compreensão das lideranças, a fim de que não se façam conflitos destruidores. Dramas passionais, nas versões da imprensa, traumatizam milhares de pessoas. As desvinculações familiares,…