Influenciação Espiritual no Lar

“As almas se reúnem, obedecendo às tendências que lhes são características e à circunstância de que cada espírito tem as companhias que prefere. ”André Luiz”(1) Onde houver uma reunião de pessoas, existirá também uma assembléia de espíritos desencarnados, tendo como fator de atração seus pensamentos e atos. O lar sendo uma reunião permanente de almas,…

Entrevistando Kardec em O Céu e o Inferno

Vínhamos de um mundo fervilhante. Aturdidos com as interpretações emprestadas às Leis Divinas pelos mais diversos grupos religiosos, já havíamos percorrido a longa Avenida dos Conhecimentos, quando atingimos grandiosa construção que nos restava visitar. Contemplamo-la, em sua fachada austera. Ah! Sim! Era bem aquela. Ali estavam em seu frontispício, em letras brilhantes, as palavras “O…

Um Estudo Sobre a Obsessão

1 – CONCEITOS 1.1 – GENÉRICO — É a preocupação contínua com determinada(s) idéia(s), que domina(m) doentiamente o Espírito, resultante(s) ou não de sentimentos recalcados. Comumente é designada como “idéia fixa“. Exemplos: – A antipatia gratuita e desarrazoada de alguém que nunca teve qualquer ação prejudicial para com a pessoa; a ambição desmedida; a avareza; a…

Os Poderes da Oração

No Evangelho de Jesus encontramos seus exemplos de dedicação à prece, bem como suas lições que dignificam esse ato. Pelo Espiritismo sabemos que podemos orar a Deus, a Jesus ou aos Espíritos para glorificar, para pedir algo, para transmitir uma mensagem pessoal ou para agradecer dádivas recebidas. Podemos orar em benefício de nós mesmos ou…

Telefonema Inesperado – Irmão X

Laurindo Matoso sentia-se no auge exaltação doutrinária. Iniciava os comentários de uma trintena de noites, que seriam consagradas a estudos sobre o dinheiro à face do Cristianismo, e exprimia-se, severo. Lembrava história dos grandes sovinas, relacionava os desastres morais surgidos da finança inconveniente… — O ouro, meus irmãos — pontificava, solene — é o pai de quase todas…

Por Cinco Dias – Hilário Silva

Mais de seis lustros passaram. Francisco Teodoro, o industrial suicída, experimentara pavorosos suplícios nas trevas… Defrontado por crise financeira esmagadora, havia aniquilidado a existência. Tivera vida próspera. À custa de ingente esforço, construíra uma fábrica. Importando fios, conseguira tecer casimiras notáveis. E o trabalho se lhe desdobrava, promissor. Operários e máquinas eficientes, armazéns e lucros…

O Último Argumento – Hilário Silva

Não queria reencarnar. Lutava contra. Embora as exortações dos benfeitores que o recolhiam, desejava prosseguir esperando-a. Esperando a mulher que lhe embelecera os sonhos da juventude. Perdera-a, sim, mas agora sabia que o túmulo não apagava a existência. Por ela, amargura e suicídio. Loucura. Contrariado pelos pais que lhe não aprovavam a escolha, atingira as…

O Diabo – Irmão X

Imaginem – dizia-nos um amigo, em agradável tertúlia, no Plano Espiritual – se alguns desencarnados, em desespero, aparecessem, de improviso, entre as criaturas humanas, reclamando supostos direitos deixados na Terra. Gritando os tormentos que lhes dilaceram a alma, vomitando impropérios e blasfêmias, não seriam considerados um bando de demônios? Irreconhecíveis, urrando de dor selvagem, humilhados e vencidos,…

O Passe Magnético

01 – O que é: … “Transfusão de energias físico-psíquica, operação de boa vontade, dentro da qual o companheiro do bem cede de si mesmo em teu benefício”. (Emmanuel).   02 – Jesus – Espiritismo. “E rogava-lhe muito dizendo: – Minha filha está moribunda; rogo-te que venhas e lhe imponhas as mãos para que sare…

A Ficha – Irmão X

João Mateus, distinto pregador do Evangelho, na noite em que atingiu meio século de idade no corpo físico, depois de orar enternecidamente com os amigos, foi deitar-se para um merecido descanso. Sonhou que alcançava as portas da Vida Espiritual e, deslumbrado com a leveza de que se via possuído, intentava alçar-se, para melhor desfrutar a…

Na Hora do Passe – Hilário Silva

Dirigia José Petitinga distinta organização espírita na capital baiana quando um rapaz, interessado em grandes projetos de assistência social, veio procurá-lo. E entre ambos a conversação se alongou. — Petitinga, não podemos ficar parados. A hora é de trabalho, trabalho… — Também penso assim. — Que acha você levantarmos um orfanato para as criancinhas desamparadas de Salvador?…

A Prece

1) André Luiz: — “A oração é o compromisso da criatura com o Criador, compromisso de testemunho e esforço, de dedicação aos superiores desígnios. Toda prece, entre nós, deve significar, acima de tudo, fidelidade do coração.” (Os Mensageiros); — “A prece traça fronteiras vibratórias”. (Os Missionários da Luz); — “A prece qualquer que seja ela, é ação provocando…

A Dificuldade do Intercâmbio

Irmão Jacob, autor do livro Voltei, quando encarnado foi um dos mais lídimos espiritistas brasileiros. Ele sempre pensou que depois de morto poderia comunicar-se mediunicamente com grande facilmente. Enganou-se redondamente. Depois de percorrer vários centros espíritas, com esperança de mandar para a Terra o seu “correio”, foi parar em Pedro Leopoldo, onde morava o extraordinário…

Celina e Dr Bezerra de Menezes

Quando elevamos ao Céu o nosso olhar suplicante, há para todos nós os que se afligem na provação, uma carinhosa e compassiva Mãe que nos ampara e consola… Apieda-se da nossa dor, olha-nos com misericórdia e manda-nos então o anjo de sua bondade para balsamisar os nossos padecimentos… É Celina a suave mensageira da Virgem…

O Retrato de Jesus e Maria

Cientistas com o auxílio da Antropologia e dos recursos da Informática, acabam de apresentar ao mundo um retrato científico de Jesus, o Cristo. Esses cientistas selecionaram uma cabeça de um homem que viveu no século I na Palestina, ou na região e com o computador criaram um rosto médium da população judaica daquele tempo. Levantou-se…

A Primeira Mensagem de Eurípedes Barsanulfo

Primeira mensagem transmitida à Francisco Cândido Xavier, em 30/04/1950, pelo espírito de Eurípedes Barsanulfo. Aos Companheiros de Ideal Aos queridos amigos do Triângulo Mineiro: A nossa marcha continua e, como sempre, irmãos meus, confirmo a promessa de seguir convosco até a suprema vitória espiritual. Os anos correm incessantemente, a morte estabelece apreciáveis modificações, as paisagens…